quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uma das facetas da arte...

Gosto de filmes legendados, mas a dublagem sempre me encantou, acredito que pelo cuidado com que essa arte é feita, o carinho que lhe é dispensada e ainda a mistura de elementos de interpretação (Dublador precisa ser Ator).

Foto com o dublador Marcelo Campos (uma fera no assunto) no Anima Recife.

Campos realizou uma palestra para os fãs de animes que estavam no evento. A parte que mais gostei:

“R$ 18.000,00. É pra se orgulhar, né? Agora eu quero ver qual ator de São Paulo que recebe um salário desses. Só se for de televisão.
Olha só, galera, eu falo isso, não com a idéia de causar inveja, mas pra você ter como exemplo que não existe uma profissão que vá definir seu salário. Não quer dizer que você sendo um gerente de banco, um engenheiro ou médico, você vai ganhar muito bem. Você vai ganhar muito bem só fazendo aquilo que gosta. Não tem jeito. Vc não pode ir só atras do salário.
Quando eu resolvi abraçar a carreira de dublador, eu não pensei no salário que ia ganhar, mas pensei naquele cheiro de madeira, do cheiro do estúdio da Álamo, daquela brincadeira que é colocar a voz num personagem, num desenho animado e achando que eu ia ganhar o suficiente pra pagar a condução, o aluguel da casa e o transporte. Falei ‘Eu vou conseguir fazer o que gosto, tendo esse mínimo.’
Mas aí, fazendo o que gosta, a pessoa acaba se tornando boa naquilo que faz, depois melhor naquilo que faz. (...) Não tem férias, não tem 13º (...).
São poucos profissionais na minha área que ganham isso, mas precisa ver qual a história de cada um deles, o que eles foram, o quanto quiseram se especializar, o cuidado que se que tem com o trabalho.
Não é a profissão que vai determinar o salário (...). Tem gente que está na área errada (...). Na hora de escolher uma profissão, pensem no que deixam vocês Apaixonados (...). Dance como se ninguém estivesse olhando, Trabalhe como se não precisasse do dinheiro e Ame como se você nunca tivesse se machucado.
Deixe o medo de lado e vá atrás das coisas que você quer, deixe de lado o que as pessoas pensam e vá fazer as coisas que você gosta, porque ninguém vai viver a vida por você, ninguém vai pagar as suas contas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário